Assessoria jurídica e o crescimento da sua empresa.

reunião

Atividade Empresária nos dia atuais

Cotidianamente cediço as dificuldades enfrentadas pelos empresários para tornar sólido e rentável seu negócio dado a complexidade da atividade empresária e especialmente a realidade econômica vivenciada no Brasil.

Neste diapasão, várias são as áreas que o empresário necessita adentrar e dominar para o sucesso de seu negócio, quais sejam, marketing digital, gestão estratégica e pessoal, finanças, contábeis, jurídicas e etc.

Ocorre que dominar toda essa formação multidisciplinar demandaria trabalho mental hercúleo o que faz com o empresário tenha que buscar ajuda e parceria com profissionais para assessorá-lo a fim de expandir e crescer seus negócios.

Em decorrência, ao longo dos anos verifica-se um significativo crescimento da relação entre a advocacia e atividade empresarial, tendo a assessoria jurídica ganhado eminente papel de destaque no funcionamento dos empreendimentos influindo de maneira concreta em suas decisões estratégicas agregando por conseguinte valor ao negócio. download

Assessoria Jurídica

Fato é que para um crescimento sustentável do seu negócio desde a fase inicial de um empreendimento é primordial que os sócio ou o empresário individual busque assessoria jurídica para planejar a criação da PJ.

Isto porque, por meio das informações acerca da estratégia pensada, sobre ramo de atividade financeira visado, da relação societária, da busca de investimento, sobre o capital social e etc, o profissional jurídico irá propor o modelo jurídico que melhor se encaixa ao empreendimento.

A atividade empresarial é claramente de riscos, não há garantias de retorno, sendo que neste talude o papel da assessoria jurídica é minimizar ou mitigar os riscos envolvidos, pois assim serão menores os valores contingenciados, o que gera economia na operação, bem como maior possibilidade de investimento.

Ressalta-se ainda a questão da transparência oriunda da atuação da assessoria jurídica que concede aspecto mais ético ao negócio qualificando o empresário junto aos agente reguladores e governamentais, protegendo assim reputação da corporação em um cenário sociopolítico de crescente preocupação com os limites de contratação trabalhista, da conceituação da boa fé jurídica, das políticas internas, o que cada vez mais torna necessário o assessoramento por meio de um corpo jurídico qualificado.

Das operações societárias

Ora, o caminho do sucesso do empreendimento é longo e nele várias pessoas (tanto físicas quanto jurídicas) irão surgir o que irá ocasionar reorganizações societárias, seja para constituição de novas empresas, fusões, cisões e até abertura no mercado de capital aberto.

Frisa-se que a atividade empresarial se tornou variada e, por isso, deverás complexa, de modo que o empresário deve ter ciência sobre os vários potenciais e caminhos acerca de seus negócios. O que inclusive já ocorre em países de referência no sistema financeiro global como por exemplo os EUA que possui já solidificado a importância da assessoria jurídica consubstanciado em campos como da M&A (Mergers & Acquisitions) e IPO (Initial Public Offer).

Da extensa seara jurídica

Outrossim, os temas jurídicos são muito, sejam sobre contratos, ou acerca da crescente preocupação com os fundamentos da responsabilidade por danos ambientais, pelos direitos e obrigações societárias, ou sobre as questões relativas à propriedade intelectual, os TAC – termos de ajuste de conduta e os temas trabalhistas e tributários complexos e de grande valor, problemas esses que se impõem nesta caminhada a devida orientação profissional em prol do melhor interesse do empreendimento.

Por exemplo, sempre necessárias serão as consultas:

  • Trabalhistas: a fim de que as contratações realizadas pela empresa ocorram nos moldes da legislação vigente, evitando-se por conseguinte futuros litígios trabalhistas, por meio de uma efetiva prática preventiva.
  • Empresariais: garantindo o planejamento da pessoa jurídica, guarnecendo os interesses dessa em acordos e na celebração de investimentos, bem como protegendo o patrimônio privado dos sócios por meio da análise da responsabilidade civil destes em relação ao empreendimento.
  • Contratuais: avalizando e dando ciência acerca das prestações e contraprestações, ônus e bônus dos vários negócios jurídicos que o empresário irá realizar durante o regular exercício de sua atividade dinâmica.
  • Tributárias: que visam implantar mecanismos legais para diminuir a incidência das altas cargas de tributos sobre a atividade da empresa.

reuniao-e1441826754820

Conclusão

Em suma, em um mercado globalizado e complexo como o vivenciado no mundo atualmente é impossível e até irresponsável empreender a atividade empresarial sem as varias assessorias que estão disponíveis no mercado. Sendo que no caso da assessoria jurídica o empresário irá encontrar um parceiro fundamental que o ajude a traçar as estratégias a serem adotadas, bem como as consequências, resultados e riscos dessas.

Portanto, de vital importância a estruturação desta relação ou parceria entre o empresário e o advogado, para que assim haja a adoção conjunta de estratégias que visam o crescimento sustentável do negócio, baseada na troca de experiência e complementação de expertises.

 

Posted on 7 de julho de 2016 in Assessoria Jurídica

Back to Top
Abrir bate-papo
1
Olá 👋🏼

Como podemos lhe ajudar?